Assistentes virtuais cada vez mais presentes

Empresas adotarão com maior frequência assistentes virtuais para auxiliar no atendimento ao cliente.

Em algum momento você já deve ter interagido com algum assistente virtual, seja para buscar informações, alterar comandos de algum equipamento, solicitar serviços ou produtos. Percebemos o surgimento em ritmo acelerado de soluções que auxiliarão os clientes a interagir com a as empresas, facilitando processos de compra e resoluções de problemas.

A Amazon.com disponibiliza a Alexa, uma aplicação já adotada por muitas empresas como FedEx, Capital One e Wynn Hotels, que permite às empresas construir modelos de machine learning para personalizar a aplicação e atender melhor seus negócios.

Para acelerar o processo de compra e melhorar a experiência dos usuários, empresas como Starbuks, Domino’s e Taco Bell irão utilizar assistentes virtuais. Outras empresas como a Humana e a Aetna usam Inteligência Artificial para treinar seus colaboradores para o atendimento ao cliente, de maneira a resolver melhor as situações com consumidores irritados e emocionais. No momento do atendimento, o software exibe mensagens de alerta aos atendentes quando estão falando muito rápido ou interrompendo demais os consumidores – um chatbot analisa o tom de voz e a velocidade da fala.

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