Automação de testes, quando implementar?

Liberar pessoas para realizar outras atividades é apenas um dos motivos para automatizar seus testes.

Segundo Capers Jones, especialista norte-americano em qualidade de software, em média, 7% das correções de defeitos geram por sua vez um novo erro. Em uma análise descuidada, 7% pode parecer algo tolerável. Mas não se engane! Dependendo do erro e da gravidade, ele pode representar prejuízos severos para sua empresa, como falhas de segurança, interrupções nas operações ou até mesmo repercussão negativa para a marca nas mídias sociais.

Mesmo pequenas atualizações demandam uma bateria completa de testes de regressão, abrangendo todos os recursos críticos do sistema. Quando feito manualmente, testes de regressão são bastante trabalhosos e por isso costumam ser negligenciados por muitas equipes.

A automação de testes atende perfeitamente a essas situações. É muito conveniente usar esse mecanismo em casos que demandam muita repetição, ocasionando exaustão e tédio para os colaboradores, podendo levá-los ao erro. Ao automatizar, o recurso humano fica livre para se dedicar a situações mais desafiadoras.

A automação de testes…

  • Força uma melhor organização e estruturação do sistema;
  • Aumenta significativamente a cobertura de testes;
  • Estabiliza mais rapidamente o código;
  • Reduz o retrabalho;
  • Reduz os custos;
  • Possibilita o reaproveitamento dos casos de testes;

Porém, ambos os métodos, manual e automatizado, têm suas vantagens e limitações, fazendo com que se completem. De forma geral, a automação de testes é recomendada para tarefas repetitivas, projetos longos e que são atualizados com frequência. Por outro lado, projetos curtos e tarefas mais intelectuais, dinâmicas e que exigem análise do pensamento crítico e lógico devem ser feitos manualmente.

Os sistemas têm crescido muito, tanto em tamanho quanto em complexidade, assim, uma estratégia de automação implementada apropriadamente ajudará a trazer benefícios ao cliente, produto ou empresa. Conheça uma abordagem Lean para os esforços de automação de testes em sua empresa clicando aqui.

Compartilhe...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

CONTINUOUS TEST AUTOMATION - WHITE PAPER

Conheça uma abordagem ágil e escalável para seus projetos de automação de testes.

BAIXE O WHITE PAPER