Case Unimed Paraná

No ano de 2015, uma mudança na metodologia de desenvolvimento de sistemas da Unimed Paraná gerou a necessidade de, pela primeira vez, executar testes com uma empresa terceirizada. A Prime Control foi escolhida para testar um módulo do sistema Biomeek.net e também prestar consultoria para a área de qualidade de software no sentido de corrigir rotas e implementar novas ferramentas de qualidade.

A UNIMED PARANÁ

A Unimed Paraná é uma cooperativa de segundo grau formada por todas as demais cooperativas Unimed do estado. De forma geral, a Unimed Paraná desempenha três papeis: o de órgão integrador, ajudando a definir junto às outras unidades as normas de relacionamento entre elas; a de operadora, comercializando planos de saúde para grandes empresas com filiais em todo o Paraná, dentro de regras que impedem a concorrência com outras unidades locais; e o de prestadora de serviços, oferecendo soluções em gestão para as unidades locais. A Unimed Paraná é responsável pelo sistema de gestão de TI utilizado por 13 Unimeds do estado.

O DESAFIO

Em 2015, o departamento de TI da Unimed Paraná passou por uma mudança de metodologia de desenvolvimento de sistemas, o que sinalizou à equipe de Quality Assurance um desafio: como proceder com os testes neste novo cenário? “Na época, tínhamos receio de que uma fábrica de testes não conseguisse atingir um nível satisfatório de qualidade, por desconhecer nossas regras de negócio”, recorda Cristina Leal de Castro, gerente de TI da Unimed Paraná. Optou-se por fazer uma experiência, buscando no mercado uma empresa que oferecesse apoio na execução dos testes. Essa iniciativa significou uma quebra de paradigmas para a cooperativa, que até então conduzia seus testes internamente.

A PARTICIPAÇÃO DA PRIME CONTROL

A Prime Control, empresa especializada em testes de software, foi selecionada para se tornar parceira da Unimed Paraná neste novo cenário. Cristina ressalta que “as indicações de outros clientes foram fundamentais no processo de escolha da Prime Control”.

Inicialmente, analistas da Prime Control reuniram-se com a equipe de TI da Unimed Paraná no intuito de identificar dúvidas relativas a testes de sistema com a nova metodologia. A partir disso foram definidas duas linhas de atuação. A primeira, uma consultoria em testes ágeis. A segunda, execução de testes em um módulo do Biomeek.net, um sistema integrado de gerenciamento de planos de saúde desenvolvido pela Federação das Unimeds do Estado do Paraná, no modelo de fábrica de testes. O objetivo era agilizar o processo e fomentar a troca de conhecimento entre as equipes.

RESULTADOS

Ao final dos testes referentes ao Biomeek.net, o departamento de TI adquiriu maior segurança na condução do processo. Segundo Cristina, “a Prime Control ofereceu uma variedade maior de testes do que a equipe interna faria”, elevando a qualidade da entrega. Paralelamente, a consultoria Prime Control levou maturidade, incremento de conhecimento para a equipe, sugestões de ferramentas e uma série de melhorias que estão sendo implementadas pela Unimed Paraná.

A primeira experiência de parceria com a Prime Control foi avaliada como muito positiva pelo departamento de TI da Unimed Paraná, pois mostrou que é possível fazer testes fora da empresa, desde que a fábrica de testes seja comprometida com o sucesso do projeto.

Como fatores-chaves do sucesso do projeto, apontam-se o empenho da Prime Control para entender o negócio e a postura assertiva na resolução de problemas. Essa avaliação positiva criou o ambiente para que a cooperativa demandasse novos serviços. Em 2016, a parceria entre Prime Control e Unimed Paraná se renova com os testes de homologação do sistema CRM em implantação em Cascavel.

“O que acho mais importante na relação com a Prime Control é a postura assertiva para resolver os problemas. Existe um grande envolvimento e comprometimento por parte da Prime Control e essa seriedade é um fator muito positivo”,

Cristina Leal de Castro
Gerente de TI da Unimed Paraná.