Funções de uma Fábrica de Testes

Uma Fábrica de Testes não se limita a validar o trabalho dos desenvolvedores. Sua função deve ser principalmente conciliar agilidade dos testes com simplicidade operacional.

Uma Fábrica de Testes precisa ter metodologia e planejamento sérios para que suas operações tenham confiabilidade. Considerando que é praticamente impossível prever e testar todos os meandros de um software complexo, é função da Fábrica de Testes determinar qual é o grau de risco operacional e financeiro de cada operação realizada, prevendo um cenário real, para assim priorizar a aplicação de esforços.

É dever da Fábrica de Testes buscar meios eficientes, baratos e simples para gerir o crescente volume de testes, sem comprometimento de prazos e custos dos projetos. Havendo uma nova demanda, o planejamento precisa assegurar que todas as modificações sejam corretamente implementadas. Toda a cadeia de desenvolvimento deve ser rigorosamente analisada para que a Fábrica possa almejar crescimento junto ao cliente.

A Fábrica de Testes minimiza significativamente os riscos dos projetos, pois estabelece formas de controlar a qualidade do software produzido. Portanto, não é um gasto, mas sim um investimento imprescindível que se faz ao contratar uma Fábrica de Testes, pois trará resultados diretamente ligados a redução de custos e elevação da satisfação dos usuários finais, protegendo a reputação da marca no mercado.

A Fábrica de Testes também é responsável por monitorar o desempenho dos seus fornecedores de software, estabelecendo padrões, homologação e entrega. Ela avalia o controle que estes têm sobre o seu próprio processo de desenvolvimento e os certifica segundo o padrão de qualidade estabelecido. Com isso é possível promover ações para sanar possíveis defeitos.

Outra função bastante importante que a Fábrica desempenha é a documentação de todos os processos para evitar possíveis transtornos e retrabalhos. A documentação auxilia os profissionais a se orientarem, evitando dependência de pessoas específicas para o desenvolvimento e correções do projeto. Nas atualizações de software, a Fábrica de Testes deve rastrear todos os requisitos existentes no sistema para implantação, operação e uso, processo este que a obriga a manter a documentação sempre atualizada.

A Prime Control oferece toda expertise e profissionais necessários para implementar e aprimorar as operações de qualidade de software na sua empresa. Desde os primeiros estágios de levantamento de requisitos de um projeto, até a implantação e monitoramento, uma Fábrica de Testes precisa estar presente, agindo preventivamente em busca da redução de custos, redução de riscos, integração de desenvolvedores, testadores e stakeholders e, por fim, da satisfação do usuário final.

 

CONTINUOUS TEST AUTOMATION - WHITE PAPER

Conheça uma abordagem ágil e escalável para seus projetos de automação de testes.

BAIXE O WHITE PAPER