A importância do uso de métodos inteligentes para controle de qualidade de software

Estudo aponta que poucos profissionais de testes de TI estão preparados para usufruir de todas as qualidades que as novas metodologias e ferramentas têm a oferecer.

O resultado do relatório World Quality Report 2017 é bastante preocupante, pois demonstra que as equipes de testes têm enfrentado diversos desafios. Entre eles, se encontra a significativa redução dos orçamentos e o ritmo com que são adotadas as metodologias de desenvolvimento ágeis e DevOps.

O estudo indica falta de maturidade na adoção de testes inteligentes. Apenas 16% dos entrevistados dizem utilizar todo o potencial destas tecnologias. O relatório também identifica que neste ano houve redução nos orçamentos de TI alocados para controle de qualidade e testes. De 2015 até este ano, a queda foi de 35% para 26%, redução esta que reflete uma mudança significativa nos recursos humanos, no hardware e infraestrutura, que no momento representam 46% do montante para testes.

No entanto, o relatório prevê aumento na demanda para testes em aplicações móveis e de Internet das Coisas (IoT), fazendo com que até 2020 os budgets subam para 32%. Esses percentuais direcionados a testes de TI variam de algo abaixo dos 10% a superiores aos 50%, dependendo da organização. Com a migração para soluções automatizadas de testes inteligentes em seus portfólios de desenvolvimento, poderão ampliar e planejar melhor a eficiência de seus orçamentos.

Os novos modelos de metodologias de desenvolvimento, como a ágil e o DevOps, estão desafiando a estrutura tradicional dos profissionais de qualidade e testes. Por esse motivo as empresas estão mudando as equipes dos Centros de Excelência de Testes, passando a incorporá-las aos departamentos de desenvolvimento, a fim de encontrar maior flexibilidade. Durante a pesquisa, ao serem questionados se encontram dificuldades ao executar testes em metodologias ágeis, 99% disseram que sim. Destes, 46% citaram a falta de dados e ambientes instáveis como seus maiores obstáculos.

Com o intuito de resolver essas dificuldades, as organizações estão se voltando para a automação de testes inteligentes para atender à demanda por aplicações mais ágeis e cenários de TI mais complexos a cada instante. A automação efetiva ajuda a liberar recursos para a equipe de testes e a garantir a qualidade no trabalho de desenvolvimento.

CONTINUOUS TEST AUTOMATION - WHITE PAPER

Conheça uma abordagem ágil e escalável para seus projetos de automação de testes.

BAIXE O WHITE PAPER