O papel dos testes em sistemas de ERP

O mercado de software ERP (Enterprise Resource Planning) movimenta anualmente em todo o mundo mais de US$ 25 bilhões com um crescimento entre 10 e 20% a cada ano. E a demanda tende a aumentar nos segmentos de pequenas e médias empresas através de SaaS (Software-as-a-Service) e armazenamento em nuvem.

A característica central de todos os sistemas de ERP é um banco de dados compartilhado que suporta múltiplas funções usadas por diferentes unidades de negócio. Na prática, isto significa que os colaboradores em diferentes divisões ou departamentos podem contar com informações integradas para as suas necessidades específicas.

A demanda por profissionais de teste de ERP também está aumentando na indústria de TI. Embora seja chamado de ERP Software, este sistema de gestão não é “apenas um software”. O trabalho do fornecedor de ERP não é concluído com a venda da plataforma para o cliente. ERP é na verdade uma “solução empresarial” para uma organização, automatizando o processo de negócios e o fluxo de trabalho dentro da empresa. E esta solução não é alcançada com a simples instalação do programa e configuração da infraestrutura. A implementação de ERP por sua característica “customizável” exige muito envolvimento na implantação e pessoas dedicadas.

Um dos fatores mais críticos em qualquer implementação de ERP são os testes. Levantamentos apontam que, de acordo com o volume e criticidade de implementações de ERP, os testes ocupam quase 50% do orçamento total do ERP. Há um alto nível de personalização em cada implementação e apenas processos de testes rigorosos podem garantir a eficácia de uma implantação de sucesso.

Em tempos de um mercado dinâmico e de mudanças rápidas, um dos maiores erros que qualquer organização pode cometer é ignorar os processos de teste. A Prime Control qualificou seu time de profissionais para testar o sistema de ERP de diversos desenvolvedores, como por exemplo SAP R/3, SAP IS Retail, Totvs RM, KPL Ábacos, Linx, Bematech Gemco, entre outros. A credibilidade, o expertise e a proximidade da fábrica de testes aliados à boas práticas de gestão são decisivos para o sucesso desse tipo de projeto.

CONTINUOUS TEST AUTOMATION - WHITE PAPER

Conheça uma abordagem ágil e escalável para seus projetos de automação de testes.

BAIXE O WHITE PAPER