Quando e como automatizar seus testes

É impossível automatizar todos os testes, então é importante determinar quais devem ser automatizados primeiro.

O benefício do teste automatizado é medido por quantas vezes o mesmo pode ser repetido. Testes que só são realizados algumas vezes devem ser feitos manualmente. Testes que devem ser automatizado são aqueles rodados frequentemente e que requerem um grande volume de dados para a execução.

Você pode extrair mais benefícios dos testes ao automatizar:

  • Testes repetitivos executados para múltiplas compilações.
  • Testes mais sujeitos à erros humanos.
  • Testes que precisam de vários conjuntos de dados.
  • Testes que precisam ser realizados em condições alto risco.
  • Testes que são impossíveis de serem executados manualmente.
  • Testes que rodam em diferentes plataformas e configurações de hardware e software.
  • Testes que consomem muito tempo e esforço quando feitos manualmente.

O sucesso na automação demanda um planejamento cuidadoso. Comece criando um plano de automação. Isso permite identificar o primeiro grupo de testes para automatizar, com base nos critérios acima. Defina os tipos diferentes de testes que devem ser realizados. Lembre-se que cada um tem sua funcionalidade no processo. Por exemplo, teste de unidade é utilizado para uma pequena parte da aplicação e o teste de interface do usuário para um ponto da UI.

Depois de planejar quais testes automatizar, você deve dividi-los em pequenas partes. Testes automatizados grandes e complexos são difíceis de editar e depurar. Portanto, divida em vários testes menores. Isso deixa seu ambiente mais maleável, além de permitir maior reaproveitamento do código de teste, dos dados e dos processos.

Uma vez que você criou diversos testes automatizados simplificados, agora você deverá agrupá-los. Você poderá organizar os testes automatizados pelas funcionalidades de cada área, divisão da aplicação, funções comuns ou pelo grupo de dados.

TESTES END-TO-END NO MUNDO SAP - WHITE PAPER

Testes em ambientes SAP implicam em utilizar um conjunto próprio de métodos e ferramentas que vão além do SAP.

BAIXE O WHITE PAPER