A robotização que cria, transforma ou extingue as profissões

Substituição ou complementação: depende da tarefa.

Com as novas possibilidades da inteligência artificial para desenvolver algoritmos e técnicas e possibilitar o aprendizado a computadores, com termo em inglês “machine learning”, nossa percepção sobre a automação deve mudar bastante. Não teremos efeito apenas sobre atividade operacionais, em linhas de produção, mas notamos um avanço cada vez maior da robotização sobre atividades que envolvem tomadas de decisões, como já previa Nigel Rayner, analista do Gartner, em 2011.

Percebemos novas funções ou profissões sendo criadas, outras eliminadas e tantas outras sofrendo transformações. Não se trata apenas de uma disputa homem x máquina, mas uma possibilidade de reinventar as formas de empregar nossas habilidades insubstituíveis apoiados pela tecnologia.

E esses novos paradigmas transformarão a tradicional formação acadêmica de modo a formar as pessoas para estas novas profissões que surgirão.

Na edição digital da revista ComputerWorld, podemos acompanhar a reflexão de Cezar Taurion a respeito de Machine Learning e o seu efeito sobre as tradicionais profissões. Cezar é CEO da Litteris Consulting e da ThinPost e autor de vários livros.

TESTES END-TO-END NO MUNDO SAP - WHITE PAPER

Testes em ambientes SAP implicam em utilizar um conjunto próprio de métodos e ferramentas que vão além do SAP.

BAIXE O WHITE PAPER