Rumo à Entrega Contínua

A abordagem da Entrega Contínua almeja reduzir custos, tempo e risco, permitindo qualidade e agilidade sem precedentes.

Durante muitos anos, os testes foram encarados como um mal necessário, devido à lentidão dos seus procedimentos e da frustração gerada nos desenvolvedores ao perceberem que seus esforços eram repetidamente reprovados, devido à bugs ou por não atenderem às especificações dos usuários finais. Os testes manuais consumiam muito tempo e mão de obra para garantir que o software fizesse aquilo que era esperado, não importando quão rápido fosse desenvolvido.

As metodologias ágeis mudaram esse cenário significativamente. Com simples insights, a TI percebeu que QA não precisa ser uma etapa bloqueante no final do projeto, mas sim um conjunto de práticas contínuas, permeando todos os envolvidos. Isso eleva a qualidade da entrega e reduz custos, além de tornar o projeto mais previsível e gerenciável.

Agora, as ferramentas de automação de testes estão possibilitando mais um grande salto. Com isso, as equipes mais atualizadas buscam atingir o conceito de Entrega Contínua. Entrega Contínua é a capacidade de entregar ao usuário final, de forma segura, rápida e sustentável, atualizações de todos os tipos, como por exemplo novas funções, mudanças de configuração, mudanças experimentais e correção de bugs. O objetivo é fazer com que a entrega se torne uma atividade rotineira, podendo ser executada sob demanda, dentro de um prazo previsível, seja um sistema de larga escala, um ambiente de produção complexo, uma integração ou um aplicativo.

Há alguns anos, o conceito de Entrega Contínua pareceria utópico. Porém, isso é perfeitamente possível de ser alcançado, mesmo se estivermos falando de equipes com muitos desenvolvedores trabalhando diariamente. São cinco princípios primordiais da entrega contínua que merecem ser seguidos:

  • Garantir qualidade
  • Trabalhar em porções pequenas
  • Deixe as tarefas repetitivas para os computadores e as pessoas resolvendo o resto
  • Busca incessante por uma melhora constante
  • Todos são responsáveis

É comum se perder nos detalhes da implementação das ferramentas, arquitetura, práticas e políticas. Caso isso aconteça, tente revisitar esses princípios que o ajudarão a retomar a direção almejada. A entrega contínua está mudando o modo que desenvolvedores e testadores trabalham em conjunto, deixando tênue a linha entre as duas funções e suas habilidades específicas. Como consequência, desenvolvedores estão aprendendo como testar, e por sua vez, testadores estão se aprofundando no processo de desenvolvimento. É a manifestação da filosofia “Dev/Test”.

Práticas ágeis combinadas com entrega e integração contínua aprimoram drasticamente o tempo do desenvolvimento, reduzindo a duração da execução dos projetos de meses para semanas, até mesmo dias. Contar com o apoio de profissionais especializados em automação de testes e boas práticas de QA pode acelerar muito a evolução de sua equipe.

Compartilhe...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

CONTINUOUS TEST AUTOMATION - WHITE PAPER

Conheça uma abordagem ágil e escalável para seus projetos de automação de testes.

BAIXE O WHITE PAPER