TCE-AM perde 16,5 mil processos devido a erro de sistema

Processos já estão sendo recuperados. Funcionários responderão administrativamente pelo erro.

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) sofreu no início de setembro uma pane nos sistemas e-Contas e Spede (Sistema de Processos e Documentos Eletrônicos) que resultou na perda de dados em ambos os softwares. A execução indevida de um script por parte de colaboradores foi a causa da pane no servidor de dados PostgreSQL. Estima-se que em torno de 16,5 mil processos foram afetados, 80% de todos os processos de aposentadoria. Existe uma previsão de recuperação total dos dados e do e-Contas e o Spede voltarem a funcionar normalmente dentre os próximos dias.

O conselho administrativo do Tribunal decidiu por cobrar o prejuízo pela falha técnica dos responsáveis pela mesma. Além de terem que responder administrativamente, os funcionários também terão ressarcir os cofres públicos em R$33 mil pela contratação de empresas especializadas em recuperação de dados.

Segundo o conselheiro-presidente Ari Moutinho Júnior a falha ocorreu por “excesso de confiança”. Entretanto, também poderia ter sido evitada caso o script tivesse sido checado devidamente. Essa falha não apenas teve prejuízo financeiro, mas como retardou o andamento dos trabalhos executados pelo Tribunal e colocou em risco a aposentadoria de muitos.

Para ler sobre esse incidente com mais detalhes clique aqui.

CONTINUOUS TEST AUTOMATION - WHITE PAPER

Conheça uma abordagem ágil e escalável para seus projetos de automação de testes.

BAIXE O WHITE PAPER