Testes ágeis

Agile é um dos grandes pilares atuais de desenvolvimento de TI e representa a incrível capacidade desta indústria de corrigir rotas e se reinventar. No mundo do desenvolvimento de software, o termo ágil refere-se à abordagem de gestão de projetos que busca unir equipes nos princípios de colaboração, flexibilidade, simplicidade, transparência e capacidade de entrega.

A adoção das metodologias ágeis tem gerado um número crescente de casos de sucesso no desenvolvimento de software. As fábricas têm melhorado significativamente o desempenho de suas equipes. Segundo projeção da consultoria Gartner, até 2018, 75% das empresas de tecnologia estarão utilizando os métodos ágeis.

Embora construído sobre um conjunto de princípios muito simples, os métodos ágeis representam uma forma fundamentalmente diferente de fazer negócios. Altos níveis de agilidade exigem um compromisso substancial para a educação e formação da equipe, envolvendo adoção de novas ferramentas e mudança na cultura da organização.

Testadores trabalham em muitos contextos diferentes e lidam com sistemas de várias indústrias. O maior desafio de estar em uma equipe de projeto ágil é a constante liberação de novas versões. Com um novo código sendo introduzido no ambiente de teste diariamente (ou mesmo de hora em hora) é necessário abordagens diferentes para os testes.

Na abordagem agile, desenvolvedores e testadores são vistos como dois lados da mesma moeda, duas linhas paralelas que devem caminhar juntas. Os desenvolvedores são encorajados a pensar como testadores, verificando continuamente o próprio código para prever possíveis erros. Os testadores são incentivados a pensar como desenvolvedores, participando do processo criativo e focando na entrega. Em suma, os métodos ágeis preconizam uma profunda e contínua colaboração entre as partes interessadas, incluindo gerentes, desenvolvedores, testadores e clientes. Isso não é encontrado em um fluxo de trabalho tradicional.

O teste torna-se um componente essencial de cada fase do processo de desenvolvimento, através de feedbacks constantes de todos. Em uma cultura de empresa ágil, todos devem trabalhar em conjunto, não importando o seu papel, para alcançar um único objetivo: um software de alta qualidade que cumpre todas as especificações demandadas pelo o cliente.

A Prime Control adequa-se aos métodos adotados por seus clientes e orienta na criação de um ambiente dinâmico e colaborativo. Sua equipe está apta a responder rapidamente às constantes evoluções proporcionadas pelos métodos ágeis.

Compartilhe...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

TESTES END-TO-END NO MUNDO SAP - WHITE PAPER

Testes em ambientes SAP implicam em utilizar um conjunto próprio de métodos e ferramentas que vão além do SAP.

BAIXE O WHITE PAPER