Reduzir o tempo gasto em tarefas manuais e concentrar os funcionários em atividades que gerem valor é um dos grandes benefícios do RPA (Robotic Process Automation). O RPA automatiza tarefas manuais e repetitivas, além de ser altamente escalável e rastreável. Um estudo do Gartner mostrou que essa será uma realidade da maioria das empresas: até 2022, 85% das grandes organizações terão adotado alguma forma de automação por meio do RPA.

Um dos grandes valores do RPA é, além de trazer maior economia às empresas, possibilitar maior produtividade no negócio. Lembre-se que o RPA pode fortalecer sua posição competitiva. Ele pode levar a:

  • Redução de custos
  • Eliminação de erros
  • Melhor qualidade e controle
  • Melhor experiência do cliente

Porém, apesar de ser bastante positivo na maioria das vezes, é preciso estar atento às formas de medir sua implementação e prever a expansão. Por isso, separamos algumas métricas de desempenho do RPA. É muito importante alinhar as metas do seu negócio com as métricas do RPA. Confira!

01 – Maior precisão

Uma das formas de se ter uma métrica para avaliar os benefícios do RPA é analisar a quantidade de retrabalho em uma tarefa que precise ser refeita devido ao erro humano. Os robôs estão menos suscetíveis a erros. Além do ganho em tempo, há um ganho adicional (frequentemente ignorado) com a diminuição do retrabalho e falhas de processo, que podem resultar experiências negativas para os clientes, prejudicando a reputação da marca no mercado.

Depois, basta comparar com a quantidade de trabalho que precisa ser refeito após a implementação da RPA. Essa comparação demonstra, normalmente, a eficiência que a automação pode trazer. Se o trabalho não precisa ser refeito, é possível economizar tempo e dinheiro. Os robôs podem, ainda, ser mais rápidos, o que faz com que as atividades sejam feitas em menor tempo.

02 – Melhor retenção de funcionários

Você sabia que a rotatividade pode ter um custo médio de 21% do salário anual de um funcionário? Isso foi o que mostrou uma pesquisa do Center for American Progress. Ou seja, toda vez que a organização precisa substituir um funcionário e treinar um novo, está investindo caro.

Algumas pesquisas relatam também que trabalhos com maior repetição apresentam maiores taxas de rotatividade. Por isso, o RPA pode melhorar a retenção de funcionários – e essa é uma forma de medir o desempenho do RPA. A longo prazo, diminuindo funções que geram rotatividade, sua empresa pode economizar e ter lucros.

03 – Auditorias digitalizadas

Hoje, as auditorias exigem bastante das equipes das grandes corporações: trabalhos manuais, tempo e organização. O que muitos ainda não sabem é que é possível automatizar parte significativa desse trabalho – e isso é feito por meio do RPA. 

Um sistema automatizado pode fazer todo o controle, registrando o acesso de usuários, a alteração ou remoção de dados. Esse robô também pode fazer comparação de dados entre sistemas diferentes, o que diminui o tempo e quantidade de erros em auditorias. Dessa forma, o RPA é uma maneira de digitalizar a trilha de auditoria da sua empresa. As tarefas repetitivas, como controle interno, testes e reconciliações podem ser automatizadas. E o melhor: os auditores ficam liberados para tarefas e análises mais complexas.

04 – Maior satisfação pessoal

Uma das métricas que podem ser analisadas é a satisfação pessoal da equipe. Analise a satisfação dos funcionários com suas funções antes e depois da implementação do RPA. E foque em departamentos que sofrerão mais mudanças devido a isso. 

Se o processo estiver funcionando de forma correta, é possível que você perceba a satisfação crescente do time. Parte disso se deve à eliminação do trabalho manual, que passa a ser feito por robôs. Ao calcular um efeito positivo na equipe, será mais fácil ampliar projetos de RPA em toda a empresa.

A satisfação do funcionário é uma métrica que depende diretamente dos esforços da comunicação. Por isso, um plano de comunicação bem estruturado é essencial para garantir a compreensão de todos. Pense que alguns funcionários poderão estar receosos quanto à adoção de robôs, e é por esse motivo que a comunicação é tão importante.

05 – Novos projetos empreendidos

Ao liberar funcionários do trabalho manual, eles podem gastar maior parte de seus tempos em tarefas que agregam mais valor. E isso também quer dizer novos projetos.

Novos projetos são complexos, exigem criatividade, análise e solução de problemas. Dessa forma, é essencial a participação humana, o que irá trazer, a longo prazo, ganhos significativos para a empresa. Isso também poderá ter maior eficiência para identificar pontos a serem melhorados, já que o funcionário poderá focar nesta análise.

Portanto, uma forma de medir o resultado do RPA é analisando o número de novos projetos desenvolvidos por colaboradores antes e depois da implementação.

Como vimos, existem diferentes métricas que podem avaliar o desempenho de um RPA. Além da adequação do seu negócio com a automação, é preciso manter o controle constante para identificar resultados – e com isso, quem sabe, expandir o projeto. E ao fazer esse controle, não esqueça de buscar ajuda com quem entende. A Prime Control é especializada na implantação e controle do RPA em empresas. Venha falar conosco!

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