Acelerando as entregas de DevOps sem sobrecarregar sua equipe

A implementação de práticas de DevOps é um desafio constante – e, entre suas várias metas, estão as entregas contínuas e a redução do time-to-market. Contudo, não adianta ser rápido e colocar em xeque o mais valioso componente de qualquer negócio: seus colaboradores.

Ao mirar na rapidez, muitos gestores acabam sobrecarregando suas equipes, e, se não houver mudança, as consequências podem ser duríssimas: funcionários pedem a conta, as entregas atrasam, a qualidade despenca, e toda a empresa acaba sendo comprometida.

eBook
Abordagem Lean para Automação de Testes

O pensamento Lean (enxuto) é o segredo para viabilizar seus projetos de automação de testes. Automação não precisa ser uma confusão. É possível investir de forma gradual e crescente, obtendo benefícios significativos rapidamente.

Preparamos um ebook apresentando uma abordagem lean para seus projetos de automação. Faça o download gratuitamente.

Baixe agora mesmo

Como promover uma aceleração sustentável, que respeite o ritmo dos colaboradores e mantenha uma qualidade elevada?

Dê poder aos não-programadores

Uma prática que merece atenção nessa busca é a do desenvolvimento low-cod/no-code. Em certo sentido, é uma “democratização” da programação: usam-se aplicações com interfaces user-friendly que permitem a realização de rotinas sem a necessidade de  conhecer princípios de programação. Isso pode incluir até mesmo testes (com abordagens scriptless, como as automações baseadas em modelos e visões).

Essa divisão de trabalhos permite que desenvolvedores possam focar em tarefas mais especializadas e também eleva a capacidade de colaboração dos não-programadores.

Evolução para todos

“Devemos aprimorar as pessoas, por meio de novas habilidades, com a mesma frequência e o mesmo foco com que aprimoramos nossa tecnologia”, ressaltou Jayne Groll (CEO e co-fundadora do DevOps Institute) em pesquisa realizada pelo DevOps Institute. “A transformação humana é o mais crítico fator de sucesso na implementação de práticas e padrões de DevOps em empresas de TI.”

Não se trata de tentar ensinar todas as práticas de DevOps a todos os colaboradores, mas de garantir que todos os membros da organização possam contribuir para a missão conjunta de fazer entregas ágeis (portanto, unindo rapidez e qualidade).

É um passo além do item anterior, pois envolve um aprimoramento mais amplo (conhecimento, habilidades técnicas, capacidade de automação, soft skills).

Menos silos, mais estruturas eficientes

No cenário atual, em que os processos de DevOps passam pelas mãos de várias equipes, cada uma com suas prioridades, práticas e ferramentas, unificar as informações é especialmente desafiador.

Sem uma coordenação eficiente, aplicações vão para produção com falhas, ou têm seus lançamentos adiados desnecessariamente. Além disso, há uma tendência à criação de silos de informações, que dificulta a gestão ampla.

É preciso facilitar a comunicação entre as equipes, dar aos gestores a possibilidade de enxergar o andamento dos projetos com maior amplitude, e organizar o acesso a informações cruciais.

 

Cada empresa tem seus próprios gargalos de produção. Precisa de soluções feitas sob medida? Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas!

 

ISG Provider Lens™ – Quadrant Report
Versão customizada do Relatório ISG Provider Lens™ Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020 – Brazil

Baixe agora mesmo

O ISG Provider Lens™ é um estudo que avalia pontos fortes e fracos de provedores de serviços, bem como sua posição no mercado em relação aos seus pares. Seu relatório fornece insights importantes para a escolha de parceiros. É a única avaliação de provedores de serviços do gênero a combinar pesquisas empíricas baseadas em dados e análises de mercado com a experiência e observações reais da equipe de consultoria global da ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que atendem EUA, Alemanha, Austrália, Reino Unido e Brasil.

Baixe gratuitamente agora mesmo