Case Alpargatas: Black Friday protegida com Testes de Performance em ambiente SAP

Em 2020, a Prime Control foi contratada pela Alpargatas, grande varejista brasileira da área de calçados, dona de famosas marcas, como Havaianas, Osklen e Dupé. Havia uma preocupação quanto à capacidade ideal do SAP para processar os pedidos de venda oriundos do e-commerce. Uma importante data do calendário do comércio estava por vir: a Black Friday.

Os gestores precisavam ter certeza de que o sistema era estável e robusto o suficiente para suportar o alto volume esperado de acessos e vendas. Vale a pena ressaltar que, por conta das medidas de resposta à pandemia do novo coronavírus, as vendas de e-commerce cresceram sensivelmente em 2020. Os canais digitais se tornaram fundamentais para garantir as operações e receitas.

Os profissionais de TI da Alpargatas estavam constantemente aprimorando a infraestrutura do e-commerce, porém não tinham certeza se suas ações eram suficientes. Para solucionar o problema, a equipe da Prime Control realizou um projeto para dimensionar os limites de capacidade para diferentes cenários.

Iniciado em Junho, o projeto teve aplicação de diferentes técnicas de testes de performance. Os principais sistemas testados foram o SAP PI (Process Integration), responsável pela integração com o e-commerce para receber os pedidos, e o SAP ERP ECC, responsável pela criação e faturamento dos pedidos de venda (ordens de venda no módulo SD – Sales and Distribution).

O planejamento dos testes de carga foi baseado em 4 ciclos, sendo:

Destacamos abaixo os principais pontos durante a execução do projeto:

  • Foi possível observar a degradação da performance do PI, conforme o número de conexões aumentava. Com 10 conexões o PI respondia em 2 segundos, já com 200 conexões o PI passou a responder em 43 segundos.
  • O 4º ciclo não atendeu o critério de aceite que era processar os jobs de criação e faturamento em tempo inferior a 3 horas. Os demais ciclos conseguiram.
  • Além dos 4 ciclos, foi realizado também um teste de stress com 400 acessos simultâneos para testar o limite de conexões do SAP PI. Não houve suporte, ficando estabelecido que o limite no PI foi de 200 conexões simultâneas.
  • Mesmo com a variação do tempo de resposta do SAP PI, foi possível criar todas as ordens de venda necessárias para medir o tempo de processamento dos jobs.
  • Todos os picos de CPU, Rede e SAN registrados foram gerados pelo Job de Backup Incremental. Durante todos os testes, o consumo de CPU no SAP PI foi alto.

A equipe Prime Control entregou à Alpargatas um relatório conclusivo sobre os testes. A seguir temos amostras dos gráficos de medição que constaram no relatório final:

A satisfação do cliente e o fato de que o sistema teve o desempenho esperado na Black Friday 2020 indicam que se trata de um case de sucesso.

Teste de Performance - CPU

A Prime Control possui profissionais altamente capacitados para lidar com as mais diversas necessidades ligadas à prática de testes no SAP. Quer saber como podemos ajudar a sua organização? Fale Conosco!

eBook RPA
Robotic Process Automation

Você está pronto para a (r)evolução?

Uma nova onda de automatização está chegando. Os robôs em software assumirão boa parte das rotinas de finanças, marketing, RH, TI, logística e outras áreas. Dotados de inteligência artificial, os robôs podem tomar decisões considerando um grande volume de dados. Eles são mais baratos, rápidos e eficientes que qualquer humano.

RPA não é assunto de TI! Todo gestor precisa conhecer o RPA e iniciar sua implantação para ganhar eficiência e proteger sua competitividade. Preparamos um ebook sobre o RPA. Nele, você entenderá a definição e a aplicabilidade desta tecnologia. Redigido em linguagem acessível, qualquer gestor pode aproveitar este material.

Baixe agora mesmo