Case RPA – Operadora de Convênio Médico

Desafio

Uma operadora de convênio médio de atuação nacional tinha um processo parcialmente automatizado para análise de pedidos de reembolso dos seus associados. Analistas realizavam operações complexas, envolvendo importação de arquivos, conferência de protocolos, análise de 40 a 50 condições para decidir pela aprovação ou recusa do pedido de reembolso.

São em média 500 pedidos de reembolso por dia, gerando um grande gargalo para o processo de pagamento.

O cliente já usava robôs criados com uma ferramenta comercial de RPA, porém sua performance era lenta. Parte do processo ainda era feita manualmente. Tudo isso com um custo altíssimo de licenças e manutenções.

Ações e Resultados

Criamos um robô que faz o mesmo processo, mas de ponta a ponta, utilizando o Robot Framework e Python, solução sem custo de licença e extremamente flexível, funcionando com diversos tipos de ambientes e tecnologias.

Realizamos um benchmarking entre o novo robô e o antigo. O processo que anteriormente levava mais de 4 minutos e não executava todas as etapas, agora passou a executar em pouco mais de 1 minuto, de maneira integral.

Automação de Testes
O Guia do Gestor

Conforme os sistemas crescem, é impossível garantir qualidade sem o uso de uma boa camada de testes automatizados. Regras de negócios cada vez mais complexas, a necessidade de uso de grandes massas de dados, além das inúmeras plataformas onde as aplicações precisam ser executadas, obrigam as organizações a investirem na automação dos testes. Não há como escapar.

Este é um tema bastante extenso e complexo. É impossível resumi-lo em algumas poucas páginas. No entanto, procuramos selecionar alguns tópicos essenciais, sem os quais qualquer implantação estaria fadada ao fracasso. Esses são os fundamentos para qualquer gestor comprometido com seus projetos.

Baixe agora mesmo