Operação intensiva de testes para o lançamento da The Beauty Box

Cliente: The Beauty Box

O Grupo Boticário é composto pelas marcas e unidades de negócio O Boticário, Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box, além da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Emprega diretamente mais de 7.000 pessoas, possuindo centros operacionais no Paraná, São Paulo e Bahia. Seus 3.912 pontos de vendas estão espalhados por todo território nacional, em mais de 1.750 municípios. Sem dúvida, trata-se de uma referência em empreendedorismo, gestão e sustentabilidade nas áreas de manufatura, comércio e franchising. Saiba mais em www.grupoboticario.com.br.

Desafio

Em 2012, o lançamento da marca The Beauty Box e seus respectivos novos pontos de venda, demandou a formação de uma nova infraestrutura de tecnologia e gestão. Para tal, o Grupo Boticário combinou múltiplas soluções, de empresas como Totvs, Bematech, Esat, Microsoft, Unous, entre outras. Os diferentes softwares e ambientes deveriam ser integrados, formando um sistema funcional, seguro e de alta disponibilidade para suportar a nova cadeia de lojas.

Contudo, restavam apenas 2 meses para o início das operações, mas a integração entre os sistemas ainda não era confiável, apresentando muitas falhas e inconsistências. Dada a importância para os objetivos estratégicos e o contexto emergencial, o Grupo Boticário recorreu à Prime Control para realizar testes e assegurar a qualidade de software.

“Foi um projeto muito intenso e desafiador. A Prime Control o abraçou como se fosse deles. Não mediu esforços, do começo ao fim.”
Carlos Fabbro
Coordenador de Sistemas de Mercado TBB – Grupo Boticário

Resolução

Devido à grande diversidade de soluções de software e ao prazo bastante restrito, a Prime Control montou uma war room (sala de guerra) para agilizar as comunicações entre o Grupo Boticário, as desenvolvedoras e a equipe de testes. A inexistência de integrações prontas para algumas das soluções e as diferenças significativas entre elas demandaram grandes discussões e adaptações.

Em ritmo acelerado, foram testados rigorosamente vários elementos da cadeia de operações, entre eles: operações fiscais, cadastro e revisão de produtos, endereçamento, abastecimento e inventário, promoções e seus diversos tipos, acompanhamento de pedidos, tipos de pagamento, tipos de entrega, tracking de pedidos, processos de troca de produtos e devoluções, sistemas de busca de produtos, processos de reembolso, etc.

A atuação da Prime Control foi fundamental para que as operações iniciassem com sucesso na data divulgada, protegendo a reputação da marca The Beauty Box. Cada bug identificado em tempo de projeto representou uma grande economia de recursos tangíveis e intangíveis.

Segundo Carlos Fabbro, coordenador de sistemas do Grupo Boticário, a Prime Control foi escolhida por ser ágil, oferecer grande know-how em soluções de varejo e altíssimo nível de comprometimento.

Mais de 95% dos bugs foram identificados e corrigidos ainda na fase de testes integrados, fazendo com que o processo de roll-out em produção ocorresse sem incidentes.

  • 28 sistemas integrados
  • 95% dos bugs identificados
  • +600 cenários de testes
  • +400 bugs encontrados

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