Automação e Qualidade Orientada por Dados – Integração de QA eleva a Gestão da Qualidade de software na C&A

Cliente: C&A

A C&A é uma das maiores redes de varejo do mundo e também especialista em serviços financeiros. Foi fundada há mais de 180 anos e está presente em 24 países da Europa, América Latina e Ásia. No Brasil, a empresa conta com 15 mil colaboradores e mais de 280 lojas localizadas em 125 cidades. O objetivo dessa gigante é oferecer o melhor da moda a preços acessíveis.

Desafio

A cada liberação, a equipe de Quality Assurance (QA) do cliente precisava executar um grande volume de testes manuais em seus aplicativos para smartphones, nas plataformas iOS e Android, o que demandava aproximadamente 3 dias integrais de testes intensivos.

Para ganhar time-to-market e preservar a qualidade de seus canais digitais, a C&A investiu fortemente na automação de testes. Isso significou um grande ganho de qualidade e agilidade. Também resultou no acúmulo de muitos dados sobre a execução de tais testes. No entanto, por estarem distribuídos em repositórios e tecnologias diferentes, analisá-los era difícil, demorado e custoso, dificultando a extração de insights e informações gerenciais. Os relatórios gerais eram produzidos semanalmente, em sua maioria, com uso de planilhas. O processo de extração dos dados era feito de forma isolada e manual. Tecnologias diferentes dificultavam a consolidação.

Esse contexto fazia com que os relatórios ficassem bastante suscetíveis a erros e dificultava a inclusão de novas métricas. Em outras palavras, era impossível escalar a visualização dos dados e tomar decisões seguras e embasadas.

A Prime Control automatizou testes de performance, funcionais e regressivos para C&A. Com isso, a equipe de QA do cliente ganhou tempo para se dedicar a outras atividades, dentre elas, a otimização da gestão da qualidade orientada por dados.

O cliente mantinha sua estratégia de expandir a cobertura de testes automatizados. Contudo, por mais benefícios que a automação proporcionasse, faltava ainda agregar ao processo uma parte importante: a visualização desta camada de maneira integrada, rápida e confiável.

“O problema era a falta de visibilidade de diversas métricas, pois eram sempre as mesmas e com inputs manuais. Hoje a empresa tem uma solução robusta, mais flexível, que permite a inclusão das métricas que quisermos implementar”
Fábio Martinho Campos
QA Chapter Lead in DevOps

Resolução

A Prime Control foi envolvida para construir uma camada confiável de testes regressivos automatizados. Dessa forma, robôs executam boa parte dos testes, libertando o potencial criativo dos QAs para executar testes exploratórios ou mesmo para prevenirem o aparecimento de bugs.

Utilizando Python, Appium e componentes da Prime Control, foram desenvolvidos 25 robôs para testes regressivos de diversas funcionalidades interdependentes nos Apps do cliente. Além disso, foram desenvolvidos outros 24 robôs para testes de fumaça, metade para iOS e a outra para Android.

Por si só a automação de testes demanda muito esforço para criação, integração e sustentação adequada. No entanto, a dificuldade não termina aí. Sem uma visualização eficaz dos resultados de dados de testes, o investimento em automação pode ter um sucesso apenas parcial.

A Prime Control foi novamente envolvida para auxiliar na resolução deste desafio. A equipe de qualidade de software da C&A, nesta iniciativa liderada por Fábio Martinho Campos, fez a concepção da solução e disponibilizou todo o aparato tecnológico. Já a Prime Control usou o seu know-how para implementar o projeto, dessa vez não apenas para testar aplicações, mas para viabilizar uma gestão da qualidade orientada por dados.

Múltiplos logs de execução distribuídos em diversos repositórios foram tratados e consolidados em uma única base. Depois, utilizando o Grafana, diversos gráficos e dashboards foram modelados, seguindo as especificações do cliente. Tudo atualizado automaticamente, com dados precisos e completos.

Essa iniciativa possibilitou a gestão à vista: os dashboards ficam acessíveis a todos. Ao serem democratizados, os painéis tornaram-se uma ferramenta de colaboração, autogestão e inteligência.

As lideranças agora podem usar as informações dos dashboards em tempo real para corrigir processos, identificar gargalos, alocar melhor seus recursos, dimensionar o tempo para cada bateria de testes e tomar decisões com mais segurança. Os painéis dinâmicos e personalizáveis gerados pela ferramenta facilitam ainda a colaboração e a transparência.

É fácil e intuitivo saber, por exemplo, quantos testes automatizados estão sendo executados, quantos são realizados por dia, quais falharam, quais sistemas estão envolvidos, realizar comparações entre períodos e muito mais. Os gestores agora contam com maior flexibilidade, agilidade e confiabilidade.

Os dashboards integrados de quality assurance implantados pela Prime Control trouxeram inovação, visibilidade e muita economia de tempo e de recursos. À medida que a C&A avança nas automações, outros testes e sistemas são facilmente integrados à solução, de maneira escalável. Todos os dados são lidos diretamente dos seus respectivos repositórios sem nenhuma intervenção manual.

Hall da Fama da C&A

Esta inovação proporcionou grandes melhorias na gestão da qualidade e do desenvolvimento de software. Tanto que, em abril de 2022, entrou para Hall da Fama de tecnologia da C&A.

E-books e Relatórios

Conheça nossa base de ebooks, artigos, relatórios e cases. Aprenda sobre as boas práticas de testes, qualidade de software e muito mais.

Tudo disponível para download gratuitamente.