Desafios de testar aplicações mobile

O mercado de apps para mobile está bastante disputado, com isso, mais do que nunca é preciso garantir uma boa experiência para o usuário.

O desafio de garantir a qualidade de aplicativos mobile envolve inúmeros fatores. Apesar dos testes serem apenas uma fração do que pode ser feito para garantir a qualidade, esta pequena fração tem uma grande importância. Conseguir o melhor processo de testes, a melhor automação de testes tendo que lidar com os diferentes sistemas operacionais e dispositivos são apenas alguns dos desafios de testar aplicações mobile.

Todo aplicativo está competindo com diversos outros produtos, alguns de alta qualidade. Portanto, é imperativo que o design do aplicativo seja intuitivo e elegante. É sempre um desafio para o testador conseguir olhar pelos olhos do designer de UI/UX ou pelos olhos de um usuário real. No entanto, essa é uma habilidade fundamental.

O uso de um bom framework para o desenvolvimento de um aplicativo é crucial, não apenas para os desenvolvedores, mas para os testadores também. Isso facilita o desenvolvimento, favorece a usabilidade e torna todo o processo mais rápido. Existem diversos frameworks e bibliotecas como o Intel XDK,  JQuery Mobile e Ionic, disponíveis para a construção de uma plataforma que proporcione uma interface agradável. Com a lógica compartilhada que os frameworks permitem, é possível saber o comportamento em todas as plataformas mobile, web ou num aplicativo híbrido.

Simulação e emuladores podem ser igualmente aplicados para muitos cenários de testes, especialmente os de performance, responsividade e sensores, como GPS. A maioria do testes manuais e automatizados podem ser feitos em simuladores e emuladores da maioria das plataformas, como iOS, Android e Windows. Todavia, um aplicativo precisa ser testado tanto no aparelho quanto no simulador, para melhor entender sua forma de uso.

A automação do teste em UI é um componente que também demanda uma abordagem diferente, desde a escolha da ferramenta, até a fase de implementação do script. Testes de UI são mais caros e pesados de se rodar, além de demandarem bastante tempo. Por isso, é melhor executá-los a menor quantidade de vezes possível. Veja a pirâmide ideal de testes.

O que mais importa para o usuário final é a experiência de uso. Logo, métricas de performance são muito importantes, uma vez que há muitos aparelhos com o baixo poder de processamento e memória. Garantir que o tempo de carregamento e o consumo de recursos estejam em padrões agradáveis é uma das formas de garantir uma boa experiência. É importante conseguir usufruir e extrair os melhores dados de uso, pois são uma boa forma de guiar o teste e desenvolvimento.

Investir na automação de testes dos aplicativos mobiles pode ser  essencial para ter um aplicativo de qualidade competindo no mercado. Para grandes marcas, um bug não for depurado até a etapa final, pode gerar um grande prejuízo. Por exemplo, se o aplicativo for um e-commerce e devido a um bug ficar algumas horas fora do ar ou sem conseguir gerar boleto, o prejuízo será muito maior do que se tivesse investido em testes para as etapas iniciais.

CONTINUOUS TEST AUTOMATION - WHITE PAPER

Conheça uma abordagem ágil e escalável para seus projetos de automação de testes.

BAIXE O WHITE PAPER