Implementação de SAP: Testar é Preciso

A plataforma SAP é famosa por sua robustez e segurança. Sem dúvida, está entre as opções mais confiáveis e completas do mercado atual. O problema é que nem todos se preparam devidamente, e o que deveria ser uma melhoria se torna um problema e abre portas para todo tipo de complicação.

Preparando o terreno

Para começo de conversa, quanto maior for o porte da empresa, mais cuidados devem ser tomados com a implementação. Isso porque a complexidade e o tamanho da estrutura tendem a ser proporcionais ao porte do negócio. Há mais variáveis e fatores a serem considerados.

Um erro comum e especialmente danoso é tratar a implementação de SAP apenas como um projeto de T.I., quando na verdade deve envolver o negócio como um todo. Afinal, uma mudança de estrutura tende a afetar todas as equipes de uma maneira ou de outra.

Finalmente, é importante tratar a implementação como um projeto de médio a longo prazo, de modo que possa ser feita de maneira organizada, permitindo qualquer ajuste necessário conforme as etapas são executadas.

Entra em cena um dos elementos mais cruciais para uma implementação bem sucedida: os testes.

Apesar das suas qualidades, customizações e configurações inapropriadas na plataforma podem resultar na indisponibilidade ou em erros operacionais. A plataforma SAP não é imune a bugs ou erros de regras de negócio. Para evitá-los, os testes contínuos e integrados são necessários, além da adoção de diversas práticas de quality assurance e desenvolvimento ágil.

Testar é uma necessidade

Nas últimas décadas, os testes de software têm deixado de ser vistos como uma inconveniência ou mera burocracia. Estão enfim sendo reconhecidos como ações valiosas para o sucesso dos projetos. No caso da implementação de soluções SAP, o raciocínio deve ser o mesmo.

Em processos longos e complexos, seu valor é ainda maior, e colocá-los em segundo plano é um grande erro. Os testes ajudam a evitar falhas que podem comprometer seriamente as operações e trazer grandes prejuízos ao negócio.

Imagine ter que suspender as operações de uma unidade por algumas horas, por exemplo. Ou ter que lidar com um aumento no índice de falhas, causado porque funcionários de um determinado setor não foram devidamente treinados para a nova solução.

Soluções SAP afetam toda a estrutura da empresa, e qualquer mudança precisa ser testada antes de ser implementada de fato. É por isso que a Prime Control incluiu soluções SAP em seu escopo de testes de serviço. Agende uma consulta com um dos nossos especialistas.

 

Testes End-to-End no mundo SAP

Como testar processos complexos e integrados aos sistemas SAP

Ambiente SAP são complexos e interligados à várias outras plataformas, formando uma teia de dados difícil de gerenciar, garantindo segurança e estabilidade das aplicações.

Neste White Paper apresentamos alguns destes desafios e também algumas abordagens que podem lhe ajudar a solucionar estes dilemas.

Baixe agora mesmo