A robotização que cria, transforma ou extingue as profissões

Substituição ou complementação: depende da tarefa.

Com as novas possibilidades da inteligência artificial para desenvolver algoritmos e técnicas e possibilitar o aprendizado a computadores, com termo em inglês “machine learning”, nossa percepção sobre a automação deve mudar bastante. Não teremos efeito apenas sobre atividade operacionais, em linhas de produção, mas notamos um avanço cada vez maior da robotização sobre atividades que envolvem tomadas de decisões, como já previa Nigel Rayner, analista do Gartner, em 2011.

Percebemos novas funções ou profissões sendo criadas, outras eliminadas e tantas outras sofrendo transformações. Não se trata apenas de uma disputa homem x máquina, mas uma possibilidade de reinventar as formas de empregar nossas habilidades insubstituíveis apoiados pela tecnologia.

E esses novos paradigmas transformarão a tradicional formação acadêmica de modo a formar as pessoas para estas novas profissões que surgirão.

Na edição digital da revista ComputerWorld, podemos acompanhar a reflexão de Cezar Taurion a respeito de Machine Learning e o seu efeito sobre as tradicionais profissões. Cezar é CEO da Litteris Consulting e da ThinPost e autor de vários livros.

ISG Provider Lens™ – Quadrant Report
Versão customizada do Relatório ISG Provider Lens™ Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2021 – Brazil

Baixe agora mesmo

O ISG Provider Lens™ é um estudo que avalia pontos fortes e fracos de provedores de serviços, bem como sua posição no mercado em relação aos seus pares. Seu relatório fornece insights importantes para a escolha de parceiros. É a única avaliação de provedores de serviços do gênero a combinar pesquisas empíricas baseadas em dados e análises de mercado com a experiência e observações reais da equipe de consultoria global da ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que atendem EUA, Alemanha, Austrália, Reino Unido e Brasil.

Baixe gratuitamente agora mesmo