RPA – A revolução da automação já chegou

Em uma tela qualquer, dados são copiados, colados, modificados em dezenas de campos de uma planilha, um ERP e um website, em segundos, sem erros. Quem está no comando é um robô. Ele opera o mouse e o teclado e executa tarefas repetitivas com perfeição. Isso é automação por robôs, também chamada de RPA.

O robô em forma de software executa atividades de escritório com perfeição. Tarefas como cadastramento de fornecedores, conciliação bancária, consultas em sites do governo podem ser feitas com precisão, milhares de vezes ao dia.

O impacto nas organizações

Segundo a Gartner, neste ano, 90% das grandes e médias empresas terão pelo menos um processo sendo operacionalizado por um robô. Até 2022, o mercado de software para automação de processos por robótica crescerá 41% de ano a ano.

Com o RPA, as organizações podem configurar um software para interpretar dados e responder. Dessa forma, é possível automatizar desde os processos simples, como uma resposta automática de email, até os mais complexos, como a automatização de tarefas em um ERP.

Vale lembrar que o RPA não é o mesmo que Inteligência Artificial (IA). O Robotic Process Automation é uma automação típica de tarefas de mais alto nível – ideal para tarefas repetitivas. O IA é capaz de aprender, cruzar dados e analisar. Em alguns casos, a IA é incorporada ao RPA.

Quais são os benefícios?

A aplicação de um RPA pode trazer inúmeros benefícios à empresa. Além de agilizar processos, otimizando o tempo, essas ferramentas podem ser positivas em diferentes aspectos. Confira!

Menos erros nos processos

Um RPA pode reduzir a falha humana em até 90%. A partir do momento em que o processo é automatizado, dados não serão esquecidos nem copiados de maneira incorreta. A máquina não será, por exemplo, afetada pela exaustão. Assim, um RPA pode ajudar a analisar dados com mais precisão e de forma eficaz.

Automação ágil de processos

Implantar um robô RPA é simples, rápido e ágil. Não é necessário modificar nenhum sistema existente, pois o robô irá interagir com eles exatamente como uma pessoa faz: com comandos de mouse e teclado.

Melhor integração entre ferramentas

Um robô RPA pode operar qualquer tipo de sistema, em qualquer plataforma. Ele pode  “manusear” e-mails, planilhas, websites, bancos de dados, APIs, ERPs, CRMs, aplicações em DOS, aplicativos de smartphones, entre outros. Não há barreiras para o robô.

Colaboradores focados 

Com a automatização de processos, os colaboradores podem se dedicar a tarefas que realmente importam em suas funções, em atividades que envolvem o intelecto e habilidades pessoais.

RPA não é coisa de TI. Os robôs podem ser aplicados em toda a empresa, no marketing, vendas, contabilidade, logística,recursos humanos, etc. Todos os departamentos possuem atividades repetitivas e estas podem (devem) ser absorvidas por um robô.

A Prime Control é possui grande expertise em automação de processos. A implantação,  gerenciamento e manutenção dos robôs pode ser totalmente gerenciada de maneira remota. Nossa equipe de automatizadores pode assegurar que seus processos sejam executados com excelência.

Fale com nossos consultores.

Saiba mais sobre RPA com nosso ebook.

eBook RPA
Robotic Process Automation

Você está pronto para a (r)evolução?

Uma nova onda de automatização está chegando. Os robôs em software assumirão boa parte das rotinas de finanças, marketing, RH, TI, logística e outras áreas. Dotados de inteligência artificial, os robôs podem tomar decisões considerando um grande volume de dados. Eles são mais baratos, rápidos e eficientes que qualquer humano.

RPA não é assunto de TI! Todo gestor precisa conhecer o RPA e iniciar sua implantação para ganhar eficiência e proteger sua competitividade. Preparamos um ebook sobre o RPA. Nele, você entenderá a definição e a aplicabilidade desta tecnologia. Redigido em linguagem acessível, qualquer gestor pode aproveitar este material.

Baixe agora mesmo