RPA – Robotic Process Automation

RPA não é só tendência,
é uma revolução

Nas décadas de 70 e 80, os robôs revolucionaram a produção em diversos setores, assumindo boa parte das tarefas complexas ou que ofereciam riscos. Agora, com o avanço do machine learning e das ferramentas de automação, os robôs chegam aos escritórios e podem aumentar significativamente a qualidade e produtividade da sua equipe.

O RPA (Robotic Process Automation ou “Automação Robotizada de Processos”) é uma tecnologia valiosa na busca por maior produtividade e qualidade nos negócios. Está sendo apontada como a principal forma de aumento de performance e redução de custos. É uma das tecnologias mais adotadas entre médias e grandes empresas no mundo todo.

benefícios do RPA Robotic Process Automation

“Até 2020, 90% das grandes e médias empresas
terão pelo menos um processo
sendo operacionalizado por robôs”

Gartner, Competitive Landscape:
Consulting and System Integration Service Providers for Robotic Process Automation,
09 de agosto de 2018.

Como funciona o RPA

A automação RPA age como um operador utilizando um computador ou máquina virtual. Ele interage diretamente na interface dos sistemas, movendo mouses, clicando em elementos, simulando a digitação de um conteúdo. Portanto, para implantar o RPA, não é necessário fazer alterações na interface ou na API de seus sistemas, que podem estar em qualquer plataforma: desktop, web, Windows, DOS, Android, iOS, Linux, etc.

Dando um passo além da automação tradicional (em que é criada uma lista de tarefas por meio de um script), o RPA possibilita uma configuração de ações mais sofisticada, que não precisa ficar restrita a um único programa, e permite um aprendizado contínuo por meio de machine learning. O robô aprende e aprimora sua interação com a interface e pode inclusive tomar algumas decisões objetivas.

Benefícios do RPA

Um dos mais evidentes benefícios do RPA é a liberação de colaboradores da execução de tarefas repetitivas e que exigem pouca ou nenhuma reflexão, mas que ainda assim são necessárias. Com a automatização dessas tarefas, eles poderão direcionar seu foco e energia a outras atividades.

Outra vantagem de se colocar certas tarefas nas mãos de uma máquina é a redução de erros – pois mesmo o mais dedicado e focado profissional se torna propenso a errar após longas horas realizando uma mesma atividade.

O RPA é muito valioso para interligar sistemas, especialmente legados. Por ser capaz de operar qualquer plataforma ou interface, ele pode integrar qualquer sistema, com agilidade e confiabilidade. O RPA também é muito empregado para validar e monitorar a consistência e integridade de dados em um processo, prevenindo erros.

Programado corretamente, e com uma maior velocidade de processamento de informações, o robô tende a executar as tarefas consideravelmente mais rápido do que um ser humano. Com isso, a produtividade cresce.

robotic process automation

O que pode ser automatizado com RPA

Há uma infinidade de tarefas que podem entrar em um RPA. Eis algumas:

  • Cobrança de clientes
  • Processamento de pedidos
  • Atualização de perfis de clientes
  • Envio de notificações
  • Geração de relatórios de conformidade
  • Checagem de bancos de dados
  • Coleta de informações

Se um processo pode ser realizado por um ser humano, usando um computador, e não demanda reflexão ou criatividade, esse processo pode ser automatizado.

Implantando RPA

O ROI da utilização do RPA pode ser mensurado com relativa facilidade. No cálculo, deve-se observar não só a economia de horas de trabalho dos recursos, mas também a redução de erros e riscos operacionais.

Comece pelo redesenho dos processos, identificando gatilhos, prazos, infraestrutura, riscos, estruturas de dados e regras de negócios. Pelo fato de um robô ser muito mais ágil do que pessoas, sua infra pode precisar atualizações.

Lembre-se de que o RPA elevará muito a performance dos processos. Isso precisará discutido e alinhado com todos os departamentos. Afinal, sempre haverá uma pessoa que precisará dar sequência às ações.

RPA com a Prime Control

Aprimorar a experiência do consumidor e a excelência operacional por meio do RPA – é isso que a Prime Control oferece para o seu negócio.

Embora o conceito da ferramenta seja relativamente simples, a sua implementação é uma tarefa complexa, pois envolve um ajuste fino com as atividades do negócio, tanto em termos de processos como de políticas e cultura.

Quais processos podem ser automatizados na sua empresa? Como realizar essa implementação de forma gradual e organizada? Como treinar sua equipe para aproveitar os benefícios do RPA?

Com a excelência que oferece em todas as suas soluções, a Prime Control tem as respostas para essas e outras questões. Entre em contato, agende uma conversa e veja como podemos ajudar o seu negócio a alcançar os melhores resultados.