Testes de estresse para um fim de ano sem estresse

Grandes promoções e datas comemorativas podem ser um desafio para muitos sistemas. E-commerces são levados ao limite nestas datas com o enorme tráfego. Os picos de acessos podem gerar uma perda imensa de vendas, caso sites e aplicativos não tenham sido adequadamente testados para suportar o estresse. Black Friday está logo aí, assim como o Natal. Pense nos seus clientes e presenteie-os com sistemas estáveis.

O que é Teste de Estresse?

Também chamado de teste de carga, teste de desempenho ou teste de performance, este teste é uma forma de determinar a robustez da sua aplicação, banco de dados, servidores ou conexões de rede, forçando-o além dos seus padrões usuais. Durante o teste de estresse, monitora-se a o tempo de resposta, resiliência, disponibilidade e erros do sistema, enquanto este sofre uma determinada carga/tráfego superior ao que seria considerado esperado em situações habituais. Isto implica na utilização de um grande volume de transações e solicitações do servidor, somado a um comportamento de usuário inesperado, para determinar como sites e aplicativos irão reagir.

Testes de Estresse para e-commerce

As vendas presenciais na Black Friday de 2017 cresceram menos que as online. Datas comerciais, como a Black Friday, podem ser um desafio extra para os e-commerces. Diferente do Natal, em que já se espera um fluxo maior de usuários semanas antes, a Black Friday concentra todo o acesso em um período muito mais curto de tempo. Por este crescimento significativo no número de usuários, muito sites e aplicativos não aguentam o alto volume de acessos e acabam caindo ou tendo falhas, resultando em perda de vendas e de credibilidade. Vale ressaltar, quando um consumidor encontra dificuldades em realizar a compra, ele irá preferir buscar outro lugar ao invés de ficar esperando o site estabilizar.

Independentemente do período de compras, a plataforma tem que estar apta para aguentar os acessos. Na perspectiva do gestor de TI, a melhor decisão a ser tomada é prevenir e realizar os testes de estresse necessários para garantir a qualidade do acesso. Testes de estresse são um passo importante em prover a melhor experiência possível para seu cliente.

Dicas para os testes de estresse para seu e-commerce

  • Não subestime o número de visitantes. Se o site do seu concorrente cair, os clientes irão para qual? O seu, é claro! Talvez a correria e o empurra empurra tenham sido uma experiência ruim na última Black Friday e por isso mais clientes optem pelas compras online. Seja qual for o motivo, evite tentar adivinhar quantos acessos o site terá, apenas esteja preparado. Faça uma bom dimensionamento de recursos para que, no final das contas, não ocorram surpresas negativas..
  • Teste a carga dos servidores e a infraestrutura, tanto de forma interna quanto externa. É importante considerar todos os cenários e checar os resultados por uma gama de dispositivos para garantir uma navegação tranquila. Tenha em mente que a diferença de tráfego de dispositivos móveis e desktops é grande. Também leve em consideração a sua localização e região, já que isso também influencia nos acessos. Por isso, inclua um teste de conectividade no seu teste de performance.
  • Os testes revelarão problemas de performance e erros. Portanto, fique de prontidão para corrigi-los. De pouco adianta realizar os testes, se não houver disposição e ação imediata para sanar os problemas. .
  • Investigue toda a performance do sistema. As transações estão demorando muito? Existem mensagens de erros críticos no log? Existem inúmeras métricas que podem ser analisadas. Foque em encontrar e depurar bugs críticos, identifique entre 5 e 7 métricas de performance que refletem bem as áreas críticas do sistema e acompanhe-as.

Para uma data comercial sem estresse, teste de estresse.

E-commerce e varejo online dependem de uma boa experiência de navegação e de compra, para se diferenciar da concorrência. Ter um plano de teste de estresse abrangente e robusto é uma forma de garantir que seu negócio estará pronto para encarar os desafios de tráfego elevado durante as datas comemorativas e ações comerciais.

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