Top 10 benefícios da automação de testes

Manter a qualidade de software apenas com testes manuais se torna um desafio crescente para qualquer empresa que pretende expandir. Conforme os sistemas crescem em tamanho e complexidade, sustentar uma equipe de testes treinada para validar cada funcionalidade manualmente se torna extremamente lento e caro. O investimento necessário para garantir a qualidade de software sem prejudicar a eficiência na entrega seria enorme, tornando a prática inviável.

Testes automatizados por sua vez aumentam a eficiência geral da entrega e proporcionam uma qualidade mais robusta. Um dos maiores benefícios da automação de testes é que pode ser executada diversas vezes, com o mínimo de esforço e o máximo de precisão.

Bem, isso é só o começo. A automação de testes provoca uma mudança completa na forma como sua equipe trabalha. Confira 10 benefícios da automação de teste e amplie sua percepção:

  1. Feedback mais rápido: Testes automatizados proporcionam alívio para a validação durante as várias fases de um projeto de software. Isso gera uma melhoria na comunicação entre os desenvolvedores, testadores, designers e product owners, e permite que bugs em potencial possam ser imediatamente retificados.
  2. Melhor organização: A automação de testes, quando bem implantada, possui vários efeitos colaterais benéficos. Um deles é forçar uma melhor organização do código, das builds e do processo de debug e publicação. Com feedbacks mais rápidos e automáticos, os desenvolvedores são estimulados a serem mais criteriosos em suas entregas.
  3. Custos reduzidos: Não é nenhuma surpresa que, enquanto o investimento inicial pode ser maior, testes automatizados economizam dinheiro em muitas empresas. Além da eficiência operacional, se alcança uma maior qualidade de trabalho evitando que bugs e erros apareçam após o lançamento.
  4. Maior eficiência: Testes manuais normalmente demandam uma grande parcela de tempo do ciclo de desenvolvimento de uma aplicação. Isto significa que até mesmo as mais simples melhorias na eficiência dos testes podem fazer uma enorme diferença no custo de um projeto. Apesar do tempo de setup, os testes automatizados precisam de uma quantidade de tempo significativamente menor para serem executados.
  5. Maior cobertura geral dos testes: Com a automatização, um maior número de testes pode ser executado na aplicação. Isso possibilita uma maior cobertura em comparação aos testes manuais, que implicariam em uma equipe massiva. Uma maior cobertura de testes resulta em uma maior qualidade de aplicação.
  6. Reaproveitamento de scripts: Casos de testes automatizados são reutilizáveis e consequentemente, podem ser utilizados em diferentes abordagens. Quando bem arquitetados podem ser implementados rapidamente, com o uso de bibliotecas e frameworks.
  7. Documentação e mensuração da qualidade: A documentação de defeitos do software se torna consideravelmente mais fácil para os times de teste. Além disso, os bugs podem facilmente compor dashboards de qualidade para avaliar a performance de seus times e fornecedores.
  8. Motivação renovada: Ineficiência gera ineficiência. Se os feedbacks dos testes são lentos, acabam resultando em um descompasso com a equipe de desenvolvimento. Se as correções do desenvolvimento demoram, geram descompasso com os testadores. Ambas as equipes ficam frustradas, pois sentem que sua comunicação não está fluindo. Além disso, a natureza repetitiva dos testes manuais também pode comprometer a motivação de todos. A automação dos testes quebra esse ciclo de ineficiência.
  9. Liberação para o mercado mais rápida: A automação de testes reduz significativamente o tempo necessário para liberar uma aplicação ao mercado. Por permitir a constante execução dos casos de testes, validar novas features se torna mais fácil. Em resumo, poderá reduzir significativamente seu time-to-market.
  10. Segurança de informação: Ter uma boa cobertura de testes é vital para ter uma boa noite de sono. São comuns os casos de profissionais virando a madrugada para reparar bugs que foram para a produção, principalmente em sistemas onde a segurança é um fator crítico. Testes automatizados podem realizar diversas verificações de brechas de segurança, evitando que um código com erros atraia hackers e usuários mal intencionados.

O que você precisa saber sobre testes automatizados

O aspecto mais promissor do processo de automação de testes é que ele adiciona valor a todos os stakeholders. Isso protege a imagem da marca, gera uma maior receita e garante maior retenção de clientes.

É responsabilidade dos líderes reconhecer a importância da QA e tornar isso parte integral do núcleo de estratégia de negócios. Todos os colaboradores precisam ser efetivamente treinados e conscientizados sobre a necessidade de assegurar a qualidade assim como as vantagens dos testes automatizados.

Nenhuma equipe gosta de fazer horas extras intermináveis para corrigir bugs que por ventura foram parar na produção. Isso é frustrante e estressante. Gera um clima de conflito entre a equipe e seu impacto na produtividade pode ser avassalador.

Em essência, pode ser estabelecido que testes automatizados resultam em reduções de custos, tempo e esforço, proporcionam feedback mais rápido, consistência, melhoram o clima da equipe e aceleram resultados, contribuindo diretamente no aumento da produtividade e levando à maximização de lucros. Vantagens como essas podem fazer toda a diferença em empresas de qualquer porte. Elas podem contribuir diretamente para o nível de sucesso da empresa em um mercado cada vez mais digital.

Razões pelas quais os testes automatizados não são implementados

Embora a automação de testes seja fortemente recomendada, nem todas as organizações abraçam a ideia em sua totalidade. Uma grande razão para isso é o custo inicial de implantação. Em adição, a maioria dos líderes organizacionais tendem a negligenciar esse aspecto e continuam colocando a qualidade em segundo plano. Há certa resistência à mudança que geralmente é consequência do medo, incerteza e dúvida sobre o assunto.

Conforme adiam a decisão de automatizar os testes, o processo de testes manuais fica mais caro e ineficiente, até tornar-se impossível garantir a qualidade nas entregas. Todos os processos se tornam frágeis e o desenvolvimento pode sofrer uma espécie de colapso operacional. Como citamos no começo deste artigo, as consequências desse colapso podem se tornar muito graves. Reconhecer o momento certo de investir na automação de testes é essencial para qualquer empresa de sucesso.

Na Prime Control nos adaptamos às necessidades e metodologias de nossos clientes. O processo de automação não precisa ser algo grande e confuso. Através da abordagem lean nossos times de testadores otimizam tempo e custo dos projetos, assegurando um software de qualidade através da implementação gradativa de testes automatizados, de acordo com as necessidades de cada empresa.

Entenda mais sobre a abordagem lean e como a automação pode ser implementada de forma simples e eficaz, trazendo retornos ainda maiores para sua empresa. Acesse nosso white paper sobre “Automação de Testes com Abordagem Lean” Clicando aqui.

TESTES END-TO-END NO MUNDO SAP - WHITE PAPER

Testes em ambientes SAP implicam em utilizar um conjunto próprio de métodos e ferramentas que vão além do SAP.

BAIXE O WHITE PAPER