A transformação digital e a transformação ágil trouxeram uma nova realidade para os negócios, uma nova maneira de pensar, que chamamos de business agility. Business agility une a transformação digital e a transformação ágil. É uma resposta à demanda por entregas mais rápidas e de maior qualidade.

Leve o ágil para toda a empresa

A cultura ágil transforma a sinergia entre os departamentos da sua empresa

Ágil não é “coisa de TI”. Toda empresa precisa ser ágil.

Em resposta à transformação digital, o conceito de agilidade ganhou bastante importância em todo o mundo. Não basta investir em inovação, é necessário ter uma equipe capaz de desenvolver e entregar, sem abrir mão da qualidade, atendendo ao “time to market”. A melhor forma é usando o pensamento ágil. O ágil mostra enorme sucesso principalmente em contextos voláteis, com grandes incertezas e mudanças constantes. Este contexto é típico do cenário atual de transformação digital, onde equipes estão criando e entregando, ao mesmo tempo que aprendem e se adaptam.

Agile

Ágil é um mindset

Ágil não é um método, não é um modelo, nem uma cultura.

Ágil não é uma metodologia, nem um modelo ou uma cultura, embora envolva tudo isso. Ágil é uma forma de pensar, um estilo de gestão. Por isso, falamos em “transformação”. O ágil não pode ser simplesmente implantado, pois este não é processo linear. É necessário transformar a forma de pensar das pessoas, buscando o empoderamento. Isso requer abordagens múltiplas e recorrentes, capazes de mudar pessoas, cultura, valores e hábitos.

A transformação ágil não pode ser copiada ou imitada. Cada organização está em um contexto único, com objetivos únicos e, portanto, demanda adaptação. Por isso, tudo se inicia com um assessment para levantar pontos de melhorias e desafios.

Coloque o cliente no
centro do seu negócio

Business Agility é colocar toda a sua empresa focada na entrega de valor

Sua empresa é realmente ágil?

A Prime Control realiza um assessment para analisar
a maturidade e a qualidade do ágil na sua empresa

Durante o assessment, a Prime Control analisa pontos como:

  • Organização de squads de acordo com as linhas de valor;
  • Grau de conhecimento do time em relação às práticas ágeis;
  • Adoção dos pilares do Scrum – Transparência, Adaptação e Inspeção;
  • Uso de roadmaps agrupando em unidades estruturais funcionais e releases;
  • Maturidade do processo de testes e do capítulo de qualidade;
  • Maturidade dos Critérios de Pronto (Definition of Done);
  • Maturidade do registro de histórias de usuários e cenários e prototipagem (BDD);
  • Maturidade do uso de métricas e metas;
  • Maturidade das rotinas e ritos;
  • Entre outros.
Transformação Ágil

Após o assessment, são listadas recomendações de melhoria, organizadas em ciclos incrementais e evolutivos. A Prime Control participa ativamente no processo de transformação digital das organizações, com profissionais de agile coaching, scrum mastering, treinamentos, testadores e automatizadores, redesenho de processos e branches, entre outros.

Ágil Coaching

Muitas empresas contam com a ajuda de coaches para realizar mudanças internas. São profissionais que, além de capacitados, vêm de fora da organização, e por seu distanciamento podem observar a organização com mais clareza.

A transformação é gradual, contínua e desafiadora – e a incorporação da mentalidade ágil deve se basear na realidade de cada organização. Por isso o agile coach se torna um aliado valioso nesse processo.

O agile coach ajuda a sua organização a atingir um novo patamar de excelência por meio de práticas ágeis, adotando soluções desenvolvidas sob medida.

Com o apoio especializado, os coachees se tornam mais eficientes de modo global e mais aptos a colocar em prática a mentalidade ágil. Os gerentes lidam mais facilmente com as expectativas dos stakeholders, e orientam melhor suas equipes na entrega de resultados. Colaboradores não ligados à TI são integrados ao processo, fortalecendo as mudanças e entregando mais valor.

Planejamento Estratégico Ágil
com OKRs

O framework OKRs alinha esforços para atingir suas metas

O Framework OKR (Objetcs and Key-Results) possui diversas vantagens sobre as metodologias tradicionais de planejamento.

É dinâmico, unindo visão de longo prazo com ações em períodos curtos, o que torna possível responder rapidamente a mudanças de cenário.

É compartilhado, com alta gestão e demais equipes trabalhando na definição de estratégias de maneira mais integrada e eficiente do que nas abordagens tradicionais.

É alinhado, em que cada equipe utiliza os próprios conhecimentos e habilidades para estabelecer objetivos, resultados e ações que contribuirão com toda a organização.

Com o Framework, sua empresa terá mais agilidade para responder às mudanças de mercado, aproveitando ao máximo a capacidade de cada profissional que faz parte do time. Sua cultura estará integrada e focada na geração de valor.

Transformação Ágil

A Prime Control possui um processo de implantação e acompanhamento denominado Framework OKR 4 Strategy, e que se adapta à realidade, aos valores e objetivos da organização. A Prime Control oferece dois serviços:

Implantação do planejamento estratégico utilizando a abordagem ágil e a estrutura dos OKRs;

Implantação da gestão ágil para o acompanhamento da execução do planejamento estratégico e a evolução dos OKRs.

Treinamento OKR Master Experience

Aprenda uma nova abordagem ágil para seu planejamento e gestão de resultados

O treinamento OKR MASTER EXPERIENCE além de promover o entendimento detalhado sobre o que é o Framework OKR (Objetivos e Resultados-Chave) possibilita também a capacitação  de como aplicar todos os seus conceitos na prática e obter resultados de negócio utilizando uma abordagem mais apropriada ao atual mundo dos negócios das empresas ágeis.

Curso, baseado no principal livro sobre o assunto – OBJECTS AND KEY RESULTS, driving focus, alignment and engagement with OKRs, by Paull R. Niven and Ben Lamorte, explora os fundamentos do framework OKR, sua estrutura, cadências e cerimônias abrangendo as diversas formas e camadas de utilização visando sempre o alcance de objetivos e resultados-chave de negócio.

A quem se destina

  • Profissionais que atuam com agilidade: Scrum Master, Agile Master, Agile Coach
  • Profissionais que atuam com planejamento e gestão estratégica
  • Product Owners, Product Managers e Gerentes de Projetos, que queriam demonstrar o valor de suas entregas através de resultados-chave atrelados à objetivos de negócio
  • Profissionais de qualquer área interessados em demonstrar o valor agregado de suas áreas utilizando o framework OKR

Pronto para viver o ágil na sua empresa?

Converse com nossos consultores. Estamos à disposição para ajudá-lo nessa jornada.