5 Ações para Acelerar sua Transformação Digital

Muitas empresas que consideravam o “digital” algo acessório ou mesmo distante em suas operações tiveram que mudar de atitude por conta da pandemia de Covid-19. E-commerce, chamadas virtuais, trabalho remoto, recursos na nuvem… Esses e tantos outros elementos entraram na cultura de negócios que eram, por assim dizer, majoritariamente “analógicos”. Incorporar o digital com eficiência, porém, exige estratégia e disposição para se adaptar.

Listamos a seguir cinco ações que irão contribuir para que a sua transformação digital seja mais rápida e eficiente.

  •  Agilize o processo decisório

Um aspecto que atrapalha o desenvolvimento de muitas organizações é a lentidão dos processos decisórios – seja por receio de responsabilização, falta de informações, aversão a risco ou outro fator. Novos processos e tecnologias surgem o tempo todo, e demorar demais para responder a mudanças é abrir espaço para os concorrentes.

Uma boa forma de saber o tempo adequado para se tomar uma decisão é considerar o tempo necessário para revertê-la – quanto mais crítica, mais tempo; quanto mais simples, menos tempo deve ser gasto. Adotar essa abordagem ajuda a evitar desperdício de tempo e esforço com decisões simples.

Outra prática interessante é a de substituir o “isso não vai funcionar” por “considerando os fatores envolvidos, como isso funcionaria?”. Com essa mudança de pensamento, os líderes terão mais base para testar novas abordagens de maneira mais ágil e segura.

  •  Elimine tarefas desnecessárias

A recomendação em si parece óbvia, porém nem sempre é evidente se determinada tarefa é mesmo necessária ou não. Muitas permanecem nos processos por hábito ou por não se conhecer alternativas mais eficientes.

Para se avaliar se uma tarefa é necessária, é importante analisar o valor real de seus resultados – que muitas vezes fica oculto pelo esforço despendido na execução da tarefa.

Para se mudar os procedimentos já estabelecidos de um negócio, é interessante promover reuniões focadas na quebra de padrões. Com liberdade criativa para propor mudanças em processos, políticas e mentalidades, os colaboradores podem renovar o funcionamento da empresa.

  •  Dê mais importância aos seus dados

Um dos pontos fortes do digital é a sua capacidade de coletar dados relevantes. Métricas em redes sociais, comportamento do usuário dentro do site, avaliações de aplicativo… são inúmeras as possibilidades de mensurar o desempenho real do seu negócio.

A análise dos dados exige inteligência para encontrar os mais relevantes, relacioná-los e extrair conclusões que possam aprimorar a sua atuação.

Cabe também ressaltar a importância da transparência com os usuários: você deve deixar claro quais dados pretende coletar, com quais propósitos, e deixar na mão do consumidor o poder de permitir ou não a coleta.

  •  Use o poder da automação

Em praticamente todo negócio existem tarefas que são necessárias e, infelizmente, repetitivas a ponto de se tornarem enfadonhas.

Se você tiver a oportunidade de automatizá-las, irá ganhar pelo menos três benefícios: agilidade na execução; redução da ocorrência de erros; e a possibilidade de aproveitar melhor as habilidades do seu colaborador.

Um recurso que vem se tornando cada vez mais comum (e por ótimas razões) é o RPA.

  •  Invista em tecnologia pertinente ao negócio

Uma tentação comum quando se adota alguma ferramenta gratuita é a de limitar-se a ela indefinidamente – negando possibilidades de expansão e otimização. Muitas soluções gratuitas servem bem para o usuário comum (como o Gmail, o Trello ou o Zoom), mas são limitadas demais para organizações.

Cabe analisar as alternativas disponíveis, e ver se a adoção de versões premium vale o investimento e ajuda a otimizar as operações do seu negócio.

 

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