Os Maiores Erros ao Implementar o Ágil

O Ágil cresce em popularidade a cada ano que passa. Contudo, implementá-lo não é tão simples como muitas organizações gostariam, e uma série de erros as impede de extrair do Ágil boa parte de seu potencial.

Tomar consciência desses enganos é o primeiro passo para corrigi-los.

Testes End-to-End no mundo SAP

Como testar processos complexos e integrados aos sistemas SAP

Ambiente SAP são complexos e interligados à várias outras plataformas, formando uma teia de dados difícil de gerenciar, garantindo segurança e estabilidade das aplicações.

Neste White Paper apresentamos alguns destes desafios e também algumas abordagens que podem lhe ajudar a solucionar estes dilemas.

Baixe agora mesmo

Negligenciar o feedback dos usuários

Um dos pilares do Ágil é estar alinhado às expectativas do seu público – e, nessa busca, o feedback dado pelos usuários é um recurso valioso. Certas melhorias só se tornam aparentes para quem usa, de fato, a aplicação.

Não fazer uso dos feedbacks é desperdiçar insights fundamentais para o aprimoramento do produto.

A indesejável mistura “Wagile”

A metodologia cascata (waterfall), com sua ênfase em burocracia e métodos mais rígidos, nem de longe combina com a flexibilidade e o dinamismo necessários ao Ágil. Ainda assim, muitas organizações caem no erro de tentar conciliar ambas, criando uma abordagem híbrida que foi apelidada de “Wagile” (junção dos termos em inglês waterfall + agile).

Uma causa comum para esse problema é a pressão dos clientes que se sentem mais seguros com a metodologia tradicional, ou não querem se arriscar com o Ágil.

No momento da negociação, é importante deixar claras as vantagens oferecidas pela metodologia mais moderna, como maior frequência nas entregas, aprimoramento constante de acordo com os feedbacks do cliente, maior agilidade em responder a mudanças de cenário, etc.

Mudar práticas sem mudar mentalidade

Naturalmente, não se alcançam resultados excepcionais apenas com a adoção de uma ou outra “prática ágil”: o processo de implementação do Ágil pressupõe uma mudança de mentalidade, um entendimento de por que adotar determinadas práticas.

Isso muitas vezes passa por mudar a cultura da empresa, algo que pode ser especialmente desafiador, mas certamente possível quando há disposição e apoio de pessoas capacitadas para isso.

O que nos leva ao quarto erro mais comum na implementação do Ágil.

Falta de treinamento e capacitação das equipes

Se mesmo a simples incorporação de uma nova ferramenta pode ser problemática quando o treinamento é insuficiente, a implementação do Ágil é impossível em um cenário desses.

Implementar o Ágil é, cabe ressaltar, um processo contínuo, que na maioria das vezes exige uma profunda mudança dentro da organização. Os frutos são inegáveis, mas o processo demanda dedicação e é invariavelmente desafiador. Sem capacitação, não há como se obter sucesso na empreitada.

 

Se você deseja implementar a Metodologia Ágil na sua empresa e quer contar com o auxílio de profissionais altamente capacitados, clique aqui e agende uma conversa com um dos nossos especialistas!

 

Webinar RPA
Automação de processos de maneira escalável e sustentável

Assista agora mesmo

Há uma corrida pela automação de processos com RPA. Os benefícios são inegáveis. A automação tornou-se uma questão estratégica, para ganho de competitividade ou mesmo de sobrevivência das empresas. No entanto, há muitas dúvidas a respeito das melhores práticas de automação.

  • Quais processos devem ser automatizados?
  • Dentre estes processos, quais devem ser priorizados?
  • Quais as melhores ferramentas de automação RPA?
  • É possível automatizar com ferramentas open-source?
  • Como tratar os dados sensíveis usando automações RPA?
  • Como arquitetar as automação para facilitar a manutenção e a escalabilidade?
  • Como automatizar sem gerar outros gargalos nos processos?

Assista agora mesmo